Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Artigo de opinião relativamente à Internet

Artigo de opinião:  “Valorização e Desvalorização da Internet”

“Norbert Boltz, filósofo e professor alemão, especialista em comunicação, considera que a Internet favorece a aquisição superficial de conhecimentos e a desvalorização da reflexão.”

No útero da sociedade, a modernização tem sido o fruto de um vasto avanço tecnológico, na temática da comunicação. Atrevo-me a dizer que a  Internet é inelutável, pois toda a gente corre e abusa da Internet para esclarecer alguma duvida ou problema. A Internet acaba por ser o meio mais eficiente de circulação proporcionando uma auto-estrada onde fluxos informativos propagam-se através de inúmeras redes de computadores interligadas e em míseros segundos informações são dadas ao utilizador por intermédio dos “search sites”. Neste contexto e aludindo a ideia fulcral do autor, toda esta facilidade contribui com pontos negativos, pois desvaloriza a capacidade de reflexão do indivíduo, que ao deparar-se com uma imensidade de informação de fácil acesso acaba por não adoptar um critério crítico do conteúdo, sujeitando-se assim a um estudo superficial sem a devida lucidez.
Posto isto, será que a Internet é assim tão vantajosa e benéfica no desenvolvimento psíquico do indivíduo sobretudo dos jovens?
O mundo em que vivemos transformou-se numa “aldeia global”, um lugar sem fronteiras, no qual os contactos entre regiões são cada vez mais rápidos, intensos e frequentes. Assim, tudo se tornou mais facilitado e com criação de redes sociais o nosso planeta evoluiu e mostrou que estar longe não é sinónimo de falta de informação. Certamente que segundo o exposto, a Internet é a personagem principal desta globalização,  que promove assim a chamada ‘’sociedade de informação’’, cuja existência remonta aos tempos de outrora ( por exemplo das descobertas cientificas do século XIX). Por estas razões e segundo a minha opinião é realmente vantajosa e necessária, no que toca à criação de trabalho. Por exemplo, através de um simples “clique” conseguimos a tempo real comunicar entre lugares distantes e por isso, traduz uma mudança de mentalidade das pessoas, com as novas formas de organização espacial, social e laboral.
No que diz respeito aos “malefícios” deste avanço tecnológico poucos os afirmam, contudo nem toda esta facilidade informativa é benigna. Na verdade, são muitos os inconvenientes que a Internet proporciona. Por um lado, o isolamento das pessoas, que muitas das vezes, ao confrontarem-se com esta teia de informação, vêm-se aliciadas ao comodismo perdendo-se assim hábitos tão tradicionais e sãos , como, actividades de lazer, desporto, convívos, etc. Enquanto por outro, é necessário um cuidado acrescido na análise de informação, perdendo-se assim, a essência tradicional e antiga  de estudar na biblioteca ou simplesmente folhear as páginas dos livros com cheiro a antigo. Posto isto, os livros são cada vez menos procurados pelos indivíduos, pois recorrem sempre à Net, como meio de solucionar todas as pesquisas . Deste modo, efectivamente, as pessoas sobretudo os mais novos , acabam por sofrer de falta de análise crítica desvalorizando-se os processos de interpretação e reflexão.
Segundo o meu ponto de vista, é triste perderem-se hábitos tradicionais de leitura que nos podem cultivar e satisfazer tanto ou mais que o vício da Internet pois é partir da reflexão que podemos evoluir culturalmente e psicologicamente.
Será então que a evolução se traduz em valorização???



Grupo 1 
Andreia Roberto

15 comentários:

  1. nossa qui texto grande .....

    ResponderEliminar
  2. pixei sai correndo pau no cu de quem ta lendo!!

    ResponderEliminar
  3. adoreei otimoo! parabéns

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo texto! Excelente! Em relação às piadas aqui "educadamente" postadas, é a prova que o que vc diz no seu texto é verdade.

    ResponderEliminar
  5. vão se foderem qe texto grande vão tomar no cu de boa seus vascainos de merda quero entrouzar com a galrea aqi vou chamar meu bonde pra partir pra cima de voses meu bonde é fortemente \armado =

    ResponderEliminar
  6. Ótimo texto, e se mostra bastante verdadeiro ao observarmos os comentários idiotas de algumas pessoas. Realmente a falta de cultura faz com que qualquer texto, por mais interessante que seja, se torne "grande" demais. Santa ignorância!

    ResponderEliminar
  7. Desde a Grécia antiga encontramos pensadores e filósofos preocupados com o desenvolvimento da cultura, este texto faz uma reflexão interessante e os comentários de baixo calão comprovam que o autor tem razão. Pena que em pleno século XXI tenhamos que conviver com criaturas desprezíveis.

    ResponderEliminar