Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sub-Cultura Nirvana

Foi no quarto de Kathleen Hanna que tudo começou. Numa das paredes, Kathleen escreveu “Kurt smells like teen spirit” (O kurt cheira a Teen spirit). Kurt tinha o cheiro do desodorizante da sua namorada Tobi Vail. Foi nessa frase que o mundo de milhões de jovens mudou para sempre.

Smells like teen spirit tornou-se a música mais estranha, mais polémica, mais ouvida, mais adorada, mais criticada dos anos 90. O primeiro single de Nevermind foi vendido 10 milhõe de vezes apenas nos estados unidos. Desde o seu nascimento numa garagem em Aberdeen, em que Kurt Cobain passou quase 2 horas a tocar 4 acordes até a atribuição do 9 lugar nas “500 melhores canções de sempre” pela Rolling Stones, muita coisa aconteceu.

Nascida numa garagem da pequena vila de Aberdeen, Kurt Cobain, kris Novoselic e Chad Chanings formaram a banda “Fecal Matter” que mais tarde se chamaria “Nirvana”. Um grupo de jovens inadaptados que encontraram no cenário punk e grunge de Seatte uma forma de se expressarem. Músicas cheias de sarcasmo, cinismo, ideais anarquistas, acompanhados por guitarras distorcidas, gritos e baterias desenfreadas. Já como Nirvana os três jovens começaram a ganhar reconhecimento e são contratados pela Sub-pop records para editarem um disco. Em 1989 é gravado o álbum “bleach” que com um orçamento de 600 dólares vende mais de 35,000 cópias. No entanto Kurt não sentia que Chad representasse a mensagem de Nirvana e dispensou-o, contratando mais tarde Dave Grohl.

É em 1991 com o álbum Nevermind que chega o auge da banda. De um dia para o outro, uma banda de garagem passa a ser o fenómeno do momento. O single “Smells like teen spirit” passa a ser ouvido por todos os lados, apesar de muitas relutâncias. Algumas rádios passavam-no apenas de noite, pois afirmavam que a letra era muito duvidosa. A música é actualmente conhecida como o “hino” da geração X e Kurt Cobain é visto como o seu líder.

Falar em Nirvana é falar em Kurt Donald Cobain. Nascido em Aberdeen em 1967 Kurt cresceu uma criança feliz, demonstrando sempre muito talento para as artes. Aos oito anos os seus pais separam-se, foi este evento que iniciou toda a sua vida posterior. Kurt começou a viver em lares separados, perdendo aquilo que achava essencial. A família. Kurt passa a morar em casa de amigos, a recorrer ao vandalismo, vive meses debaixo de uma ponte, pratica bullying na escola. É com toda esta carga pesada que Kurt escreve as suas músicas.

Os Nirvana foram muitas vezes associados aos direitos dos homossexuais, contra o racismo e violência doméstica. Chegando o próprio Kurt a expulsar homofóbicos dos seus espectáculos.

"if any of you in any way hate homosexuals, people of different color, or women, please do this one favor for us-leave us the fuck alone! Don't come to our shows and don't buy our records".

(Se algum de vós odeia homossexuais, pessoas com cor diferente, ou mulheres, por favor faça-nos um favor. Deixe-nos em paz! Não venham aos nossos concertos e não comprem os nossos cds)

Aliado a banda esteve sempre presente o amor entre Kurt e Courtney Love da banda “hole”. O casal envolveu-se imensas vezes em polémica devido ao consumo de heroína, sobretudo enquanto Courtney estava grávida.

Ao longo da carreira foram muitas as vezes em que Kurt foi encontrado ou numa casa de banho ou no quarto estendido no chão devido a uma overdose. Cancelando muitos espectáculos da banda.

A banda lançou o álbum “incesticide” em 1992, muito mal visto por movimentos antiaborto, chegando mesmo há existirem ameaças de morte contra kurt. Em 1993 sai o quarto álbum da banda “In útero” este foi o último álbum da banda com Kurt cobain vivo.

Na manhã de 4 de Março de 1994, após a paragem da turnê europeia devido a problemas de saúde, Kurt é encontrado por Love com uma overdose de Rohypnol e champanhe. Apesar de terem sido encontrados mais de 50 comprimidos no estômago de Kurt o caso é visto como um acidente e o casal volta para Seattle. Quase um mês depois Kurt, internado numa clínica de desintoxicação, contorna os guardas dizendo que vai fumar um cigarro. O seu corpo foi encontrado a 8 de Abril na sua casa por um electricista. A causa de morte foi um tiro na cabeça, auto-infligido por uma espingarda, uma overdose de heroína e valium. Ao seu lado estava uma carta de despedida destinada a um amigo imaginário de infância. Esta notícia correu o mundo, mobilizando milhões em vigílias por todo o globo. Era o fim de umas das maiores bandas de sempre. Mas como as lendas, Kurt e Nirvana permanecem para além da sua morte.

A 1 de Novembro de 1994 é lançado o álbum acústico “Unplugged in New York”. Em 1996 o álbum “ao vivo”” From the Muddy Banks of the Wishkah”. Em 2002 um conjunto com as melhores músicas de nirvana é lançado “The best of Nirvana”. Em 2005 é apresentado o álbum "Sliver: the best of boxs" de coleccionador com muitos inéditos e gravações caseiras de Nirvana, incluíndo uma música dos “Fecal Mater”. E finalmente em 2009 sai o DVD e CD “Live at reanding” gravado em 1992.

Kurt Cobain foi considerado um génio pela revista Rolling Stones que o classificou como 12º melhor guitarrista de sempre, bem como 45º melhor cantor de todos os tempos.

As maiores loucuras são as mais sensatas alegrias, pois tudo que fizermos hoje ficará na memória daqueles que um dia sonharão em ser como nós: Loucos, porém, FELIZES...”

Kurt Cobain



[As minhas fontes foram o site da rolling stones, o diário de Kurt Cobain, a discografia e a wikipédia . A imagem pertence a Rolling Stones]



Grupo 4:
Tony Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário