Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fundação Miró exibe segunda edição de "Joan Miró. La escalera de la evasión"


Chega a Barcelona uma das maiores exposições sobre Joan Miró dos últimos 20 anos.

Por Maria Inês Antunes, R2
                                                (Naturaleza muerta del zapato viejo,1937, Miró) 

Estreou no dia 16 de Outubro na Fundação Miró em Barcelona a exposição “Joan Miró. La escalera de la evasión” e terminará no dia 18 de Março de 2011. Esta exposição é apresentada como a exposição mais ambiciosa dos últimos 20 anos de exposições sobre Miró nos últimos 20 anos. Conta com 170 obras que incluem esculturas, pinturas e obras sobre papel.

As obras estão ligadas entre si através a relação do tempo e da própria vida do artista focando-se nos seus períodos fulcrais de existência na Catalunha, na sua ida a Paris, o período de Guerra Civil e a Segunda Guerra Mundial. As vertentes artísticas por onde passou Miró estão retratadas através do seu explícito envolvimento com o surrealismo e dos seus protestos claramente decalcados nas obras que retratam a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial.  
Esta é a segunda edição da exposição sendo a primeira inicialmente organizada em Londres para a Tate Modern, onde recebeu 303 mil visitantes. Em Barcelona, poucas são as alterações feitas desde a primeira apresentação e é já considerada um dos grandes acontecimentos artísticos do ano em Espanha. Haverá ainda uma terceira edição da exposição na National Gallery of Art de Washington a partir de Maio de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário