Páginas

sábado, 8 de dezembro de 2012

O que é nacional é bom!


Cai D’alto

É na freguesia de Cerva, no concelho de Ribeira de Pena, que se encontra uma das muitas maravilhas paisagísticas do nosso Portugal, o rio Póio. Este rio nasce a sudeste de Alvadia, na serra do Alvão, passa por Cabriz, Alvite, Cerva e vai desaguar nas Casas Novas, no rio Louredo.

Cada vez mais o seu potencial turístico é reconhecido e aproveitado, tanto pelos habitantes como pelos próprios turistas.

Ponte de Rolos
Para os mais aventureiros e desportistas este rio oferece várias potencialidades. A escalada e o montanhismo são uma das hipóteses para os que preferem andar com os pés assentes na terra. Já são muito conhecidas as escaladas ao Póio, feitas por grupos de amigos, principalmente no Verão. Os que gostam mais de desportos aquáticos têm a cascata chamada Cai D’alto, que é muito procurada pelos praticantes de canoagem. Se ainda assim houver quem goste das duas coisas, água e terra, o rio também possui um dos canoynings mais extensos e técnicos do país.
                                                                                       
Zona de lazer das Meadas
Para aqueles que não gostam assim tanto de aventuras, e que prefiram um belo dia de lazer e descanso o rio tem também a ponte de Rolos, um dos seus sítios mais conhecidos, que com a limpidez das suas águas atrai cada vez mais os turistas. Aqui podem também ser observadas as marmitas de gigante que o correr da água fez escavar nas pedras. Nas margens deste rio também encontramos a zona de lazer das Meadas, na Vila de Cerva, que oferece uma zona de banhos no próprio rio, uma piscina para crianças, um parque infantil, um campo de futebol de areia, balneários e um bar.

Não há nada como ir ao local e poder ver de perto esta maravilha da natureza. É uma prova de que em Portugal ainda há muitos sítios para explorar e descobrir, cheios de beleza e potencialidades.


por: Inês Machado e Ana Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário