Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Aí está a Latada!




Carta Oficial da Latada 2012
É entre 10 e 17 de Outubro que a latada de 2013 dá o ar da sua graça em Coimbra. A festa das latas remonta ao século XIX quando os estudantes, felizes por estarem a acabar o ano letivo faziam barulho (incluindo com latas) pela Alta de Coimbra. Foi a partir dos anos 50/60 que a latada passou a decorrer no início de cada ano letivo de maneira a fazer a receção dos caloiros à Universidade, vestindo-os com fantasias com mensagens satíricas alusivas ao mundo escolar, nacional ou internacional no Cortejo.

Se antes os estudantes não podiam sair à rua entre as 18h e as 7h da manhã, hoje em dia já não é assim. Para os estudantes a noite virou dia, ficando autênticos morcegos. Os estabelecimentos de divertimento noturno abrem cada vez mais tarde, o que faz com que a noite só acabe de manhã. Na latada as noites do parque que apesar de começarem relativamente cedo, terminam também de manhã. Convívio, diversão, copos e integração reinam neste ambiente de boas vindas a estes caloiros, muitos deles oriundos de outras zonas do país (ou até do mundo) que nunca haviam visto um ambiente como o de Coimbra.

A semana da latada tem o seu início com a noite da serenata, à meia-noite na porta da Igreja Sé Velha, na Alta, seguida de vários convívios ali na zona. É no dia seguinte que começam as “noites do parque, na Praça da Canção, com concertos ou tendas com Dj’s, cada uma com o seu estilo musical. O recinto proporciona também um vasto leque de escolha não só de bebida (cerveja, shots, bebidas brancas…) mas também de comida (pizza, pão, hambúrgueres). Haja dinheiro, pois não falta com que encher a barriga.

O final desta semana preenchida ainda não se sabe, mas pode prever-se muita animação e desejos de um ano repleto de coisas boas.

por: Eva Pina

O artigo está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico 

Sem comentários:

Enviar um comentário